HomePortfolioPortaria e Controle de Acesso

Portaria e Controle de Acesso

O porteiro e o controlador de acesso são duas funções diferentes, dependendo do local de trabalho e das especificações do empregador. Embora o porteiro seja geralmente encarregado de tarefas de recepção e atendimento ao público, o controlador de acesso é mais focado em garantir a segurança e o controle de acesso a áreas restritas. No entanto, em algumas situações, essas funções podem se sobrepor, com uma pessoa desempenhando ambos os papéis, dependendo das necessidades do local. Aqui estão as principais diferenças entre essas duas funções:

Porteiro

A portaria é um serviço essencial na infraestrutura de empresas e condomínios, contribuindo para o controle de acesso de pessoal, recebimento de correspondências e entregas, atendimento para informações e segurança do local. O porteiro é responsável, principalmente, por receber os visitantes, moradores ou funcionários que chegam a um edifício, condomínio ou empresa. Eles podem ser a primeira pessoa com quem interage ao entrar no local. Vale ressaltar que, diferente de um vigilante, o porteiro não possui treinamento de segurança ativa.

Controlador de Acesso

O Controlador de acesso tem um foco mais forte na segurança. Eles são responsáveis ​​por garantir que apenas pessoas autorizadas tenham acesso a determinadas áreas ou edifícios. Podem solicitar identificação, como crachás, cartões de acesso ou senhas, para garantir que apenas pessoas autorizadas entrem no local. Em muitos casos, monitoram câmeras de segurança e sistemas de controle de acesso para garantir que não aconteçam ocorrências de segurança evidentes. Eles costumam manter registros de quem entra e sai, o que pode ser útil para fins de segurança e prestação de contas.
Considerando a relevância destes setores para a empresa, é de extrema importância que estes profissionais sejam adequadamente selecionados e recebam treinamento apropriado.

A Exclusiva é a parceira ideal para suprir essa necessidade, com mais de 30 anos de experiência, profissionais treinados e capacitados para executar atividades com eficiência, além de um sistema de gestão da qualidade (certificação ISO 9001) que garante responsabilidade na gestão dos serviços, busca na satisfação do cliente e melhoria contínua.

This is a staging enviroment